Logo Agência Estrela Tours

Escolha quando viajar para Paraty

Paraty Na Flip

Como escolher a melhor época para viajar para Paraty? Muitos critérios devem ser analisados para você programar sua viagem. Cada pessoa tem suas próprias motivações e períodos de preferência, mas vamos apresentar algumas informações que podem te ajudar a escolher quando viajar para Paraty:

1 – Clima

Paraty fica localizada no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. Os dias de verão são muito quentes mas também é a época do ano que mais chove. Em geral nesta época faz muito sol de manhã e é comum à tarde cair uma pancada forte de chuva. É a chamada “chuva de verão”. Depois o calor volta permitindo ao turista passear à noite pelo Centro Histórico. Nesta época é preciso levar muita roupa leve, boné ou chapéu de praia, muito filtro solar e principalmente cuidar muito da hidratação. Se você for passear em praias desertas, não se esqueça de levar muita água.Mas no verão também podem ocorrer períodos de chuva, com aquela chuvinha fina que dura o dia inteiro.

No outono é um pouco menos quente, mas ótimo para ir para a praia e passear de barco. Costuma chover bem menos do que no verão.

No inverno os dias são muito bonitos, dificilmente chove. É o período em que a luz solar fica mais agradável, ótimo para tirar fotos e passear. Em Paraty pode fazer bastante calor também no inverno, mas pode também fazer um pouco de frio. Portanto, neste período é preciso levar uma mala mais variada, com roupa para frio e calor. O frio nunca é muito intenso, não é preciso nenhum casaco muito pesado. Se fizer calor é possível até pegar praia e entrar no mar. As águas da baía de Paraty são abrigadas e não ficam frias demais.

Na primavera as chuvas voltam aos poucos, mas é um ótimo período para visitar Paraty. O calor não é excessivo e a paisagem fica especialmente bonita, com uma vegetação ainda mais exuberante.

2 – Férias ou baixa temporada?

Paraty é frequentada por turistas durante o ano todo. A cidade nunca morre. Mas é claro que nos meses de férias escolares a cidade fica sempre mais cheia. Tem gente que gosta mais da muvuca, do agito, da badalação. Mas tem gente que prefere um período mais tranquilo, quando as praias ficam mais vazias e sem trânsito. Mesmo no período mais agitado é possível encontrar praias e cachoeiras menos frequentadas. O centro histórico sempre tem movimento. Mesmo nos meses de baixa temporada existem turistas pelas ruas, os restaurantes e as lojas ficam abertos, mesmo durante a semana. Paraty é sempre muito frequentada por turistas estrangeiros. Nos períodos de aulas é comum encontrar durante a semana excursões escolares conhecendo o centro e a história de Paraty. As diárias das pousadas normalmente são um pouco mais elevadas nos períodos de férias escolares.

3 – Eventos

Paraty tem um calendário de eventos muito diversificado. Alguns eventos trazem um movimento muito grande para a cidade. Os principais são: A FLIP, o Carnaval, o Reveillon, o Bourbon Festival, o MIMO, o Paraty em Foco, o Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, e diversos outros eventos e festas populares e religiosas.Alguns destes eventos são ótimas oportunidades para conciliar a viagem para conhecer a cidade com o interesse por música, arte, literatura, etc.  Alguns destes eventos oferecem atrações gratuitas na cidade, como shows de música, exposições, oficinas, etc. Portanto, vale a pena consultar o calendário de eventos antes de você escolher a data da sua viagem. Em alguns deste eventos as pousadas fecham pacotes, com períodos e valores diferenciados, que devem ser levados em conta para o planejamento da sua viagem.

4 – Luas e Marés

 

A maré cheia é um fenômeno que em Paraty tem uma importância especial. Nos dias em que a maré sobe mais, a água entra pelas ruas do centro histórico, propiciando ótimas fotos e cenas inusitadas. Por este motivo Paraty é também apelidada de a Veneza brasileira. Muita gente gosta de visitar a cidade nestes períodos, principalmente para tirar fotos. Os dias em que a maré sobe mais são os dias de lua cheia e de lua nova, quando a Terra, o Sol e a Lua ficam mais alinhados. Nestes dias a maré costuma subir no começo da tarde e na madrugada. Algumas ruas do centro ficam com a passagem dificultada, portanto se você for se hospedar em uma pousada mais próxima do cais, preste atenção a estas datas.

A lua cheia propicia também ótimas fotos noturnas, principalmente no horário do nascer da lua, quando a luminosidade do astro deixa um rastro no mar. Os meses de maio, junho e julho são os melhores meses para apreciar estes fenômenos.


Quando viajar para Paraty? Depende de você, e de suas preferências. Mas existem muitos motivos para você conhecer esta linda cidade em muitas ocasiões diferentes. De preferência, venha em várias épocas diferentes, para conhecer cada um de seus atrativos. Entre em contato com a Agência Estrela Tours para reservar sua pousada e programar os seus passeios. Estamos te aguardando!

 

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty