Logo Agência Estrela Tours

Conheça Trindade

Trindade Praia Do Meio

Vila De TrindadeTrindade é um lugar muito especial. Mais do que apenas uma vila de pescadores do município de Paraty, tornou-se um destino turístico à parte. Muita gente viaja para Trindade sem sequer saber que ela pertence ao município de Paraty.

Trindade é a primeira praia do litoral do estado do Rio de Janeiro, para quem vai de São Paulo em direção ao Rio. Uma pequena estradinha asfaltada sai da rodovia Rio-Santos subindo o morro do Deus-Me-Livre e descendo para a vila de pescadores. Em outros tempos, quando esta estrada não era asfaltada este trajeto era uma aventura. Daí o apelido que se deu ao morro. A descida em direção à praia é muito íngreme, e por este motivo não é permitida a descida de ônibus de turismo. Apenas as vans das agências de turismo da cidade e os ônibus da empresa credenciada podem fazer este trajeto. De carro é permitido ir até a vila, mas é preciso descer devagar e com cuidado. A estrada atravessa um riozinho antes de chegar à vila.

As praias de Trindade são algumas das mais bonitas do litoral de Paraty. O mar azul, a mata verde e as areias amarelas traduzem muito das belezas naturais do Brasil.

Praia Brava

Trindade Praia Brava

A Praia Brava é de difícil acesso. Somente de barco ou através de uma trilha de cerca de 15 minutos de descida é possível chegar até ela. Esta trilha sai do meio da estrada que desce até a vila. Nesta praia não existem moradores, nem qualquer estrutura para o turista. Não existem bares, e nem vendedores. Poucos turistas se aventuram pela trilha. Mas a praia é muito bonita, com areia fina e ondas que atraem alguns surfistas. Nos cantos, perto das pedras, existem duas bicas de água doce para matar a sede e amenizar o calor.


Praia do Cepilho

Trindade Praia do CepilhoA Praia do Cepilho é a primeira praia que se chega de carro ao descer em direção à vila de Trindade. Lá a estrada atravessa um riozinho por cima das pedras. É preciso passar com cuidado para não raspar nas pedras por baixo do carro.

A praia é muito bonita, e lá há um bar com bebidas, porções e pratos. Esta praia é muito procurada por surfistas.


Praia de Fora / Praia dos Ranchos

Trindade Praia dos RanchosLogo após o Cepilho, surge a Praia de Fora. Esta longa faixa de areia se estende até o canto conhecido como Praia dos Ranchos. Ela fica ao lado da vila, onde há muitas pequenas pousadas, moradias de pescadores, alguns bares e restaurantes e umas poucas lojinhas. Tudo muito simples, mas muito procurada por pessoas que querem passar uma temporada muito próximo das belas praias da região. Em épocas de alta temporada, a vila fica muito cheia de turistas, com dificuldade para estacionar e formando até congestionamento de carros para chegar e sair. Só é permitido parar em estacionamentos. As ruas são estreitas e as pessoas passeiam pelo meio delas. Os carros passam lentamente entre os pedestres. Na Praia dos Ranchos há vários barzinhos e restaurantes com boa comida, principalmente à base de peixes, muitos deles pescados diretamente pelos moradores.


Praia do Meio

Trindade Praia Do MeioA Praia do Meio é a mais fotografada. Uma pequena ponta de pedras divide a praia ao meio, e é possível subir nestas pedras para apreciar o visual. Nesta praia fica em área de parque, onde não é permitido a presença de bares e restaurante e nem mesmo de vendedores. Mas esta norma nem sempre é respeitada e é comum a presença de vendedores de bebidas e salgados. Preste atenção para não deixar nenhum tipo de lixo nas praias!


Praia do Cachadaço

Trindade Praia do CachadacoA Praia do Cachadaço fica logo após uma encosta de pedras. Ela é visível a partir da Praia do Meio. Uma pequena trilha cruza o morro até a praia, que fica também localizada dentro da área do Parque. Infiltrada na mata que margeia toda a praia surge apenas uma pequena construção de uma antiga moradora. Neste local funciona um bar, com mesinhas entre as copas das árvores. O mar é perigoso em alguns trechos, com buracos e correnteza, mas a praia é muito bonita.


Piscina Natural do Cachadaço

Trindade Piscina Natural Do CachadacoDepois da Praia do Cachadaço, uma trilha pelo meio da mata leva à Piscina Natural do Cachadaço. Trata-se de uma formação rochosa na encosta do morro que forma uma piscina natural, com águas tranquilas e límpidas, onde se pode nadar e mergulhar no meio de muitos peixinhos de várias espécies. Em períodos de alta temporada a piscina fica muito cheia de turistas, espantando os peixes e deixando a água mais turva, mas em épocas mais tranquilas o passeio é imperdível.


Cachoeira dos Codós / Pedra que engole

Trindade Cachoeira dos CodósNos arredores da vila fica localizada a Cachoeira dos Codós e a Pedra que Engole. É uma pequena queda d’água muito procurada pelos banhistas para tirar o sal do corpo e tomar uma ducha energizante. A Pedra Que Engole é uma pedra onde se pode entrar por dentro da água como se fosse tragado pela correnteza, saindo do outro lado.


À noite a vila fica muito agitada, com as pessoas passeando pela rua principal entre os barzinhos e restaurantes, curtindo a noite, ouvindo uma música ao vivo ou relaxando à beira do mar. Em Trindade o turista esquece da vida e curte muito a natureza.

Você pode visitar Trindade em Vans climatizadas e com guias credenciados com os passeios da Agência Estrela Tours.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty