Logo Agência Estrela Tours

A Música em Paraty

A Música em Paraty

A Música em ParatyParaty é uma cidade muito musical. Não é à toa que Paraty tem sediado tantos importantes eventos musicais, atraindo artistas de todo o mundo. Primeiramente, é importante salientar o perfil do turista que visita a cidade. É um turista que se interessa por arte e cultura, e naturalmente se interessa também por música de qualidade.

A característica histórica do centro também colabora muito para se apreciar música, principalmente de uma música mais calma e contemplativa, muitas vezes remetendo até a outras épocas. Inevitável observar as igrejas coloniais sem imaginar um fundo sonoro de música clássica e canto coral.


Cirandeiros e Banda Santa CecíliaA tradição da Banda Santa Cecília está sempre presente nas festividades da cidade. Caminhando pelas ruas e tocando antigas marchinhas, a banda é sempre acompanhada pelos turistas que ficam encantados pela harmonia da música com a arquitetura da cidade. Em especial na tradição do carnaval de rua, que é uma das principais atrações da festa em Paraty.

Os bares e restaurantes também colaboram com esta vocação musical, com muita música ao vivo de ótima qualidade. O predomínio nestes estabelecimentos é da bossa nova e MPB, mas também com muito jazz e música internacional.

Os músicos de rua também estão sempre presentes espalhados pela cidade. Alguns deles são artistas da região e outros são oriundos de locais mais distantes, de passagem pela cidade, nem sempre com a mesma qualidade.

Jongo do Quilombo Campinho da IndependênciaA tradição da ciranda se mantém viva em Paraty. Nas festas regionais é comum a presença de grupos de ciranda tocando e a população dançando em animadas rodas. Esta tradição que estava morrendo aos poucos junto com os músicos de antigas gerações, vem sendo rejuvenescida graças ao empenho de novos grupos que se estão resgatando os antigos costumes.

A música do quilombo também tem sua tradição preservada em Paraty, com grupos de Jongo que se apresentam em algumas ocasiões especiais.


Stanley Clarke no Bourbon Festival Paraty 2013Mas nos últimos anos é importante ressaltar os importantes eventos musicais que tem acontecido em Paraty. Entre eles se destacam o Bourbon Festival Paraty e o MIMO Festival Paraty. O Bourbon, que é um dos principais pontos de São Paulo onde se pode ouvir jazz e blues de ótima qualidade, promove na cidade um evento que atrai artistas nacionais e internacionais da maior importância. Já se apresentaram por aqui nomes como Stanley Clarke, John Pizzarelli, Stanley Jordan, Sharon Jones, Joshua Redman, Patti Austin, Joe Louis Walker, Naná Vasconcelos, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal, Eumir Deodato, Leo Gandelman e muitos outros.


Herbie Hancock no MIMO Festival 2013 O MIMO é um festival que procura trazer não apenas nomes já consagrados, mas também novos talentos e músicos que fazem muito sucesso fora do Brasil mas ainda não são conhecidos por aqui. É uma oportunidade de conhecer muita música de ótima qualidade em shows que dificilmente se encontra em outras ocasiões. Entre os nomes que já estiveram em Paraty, destacamos João Bosco, Egberto Gismonti, Madredeus (Portugal), Jacob Colier (Inglaterra), Rum Tareq Al Nasser (Jordânia), Herbie Hancock (USA), AlaNi (Inglaterra), Cheik Lo (Senegal), Oumou Sangaré (Mali), Dakha Brakha (Ucrânia), Salif Keita (Mali), Seun Kuti (Nigéria), e muitos outros.

Além destes eventos muitos outros grandes artistas já se apresentaram em Paraty, trazidos pelo SESC, ou para se apresentar em outros eventos, como a FLIP.

Paraty realmente transpira música e quem gosta de música de ótima qualidade deve acompanhar sempre o Calendário Cultural para aproveitar tudo o que a cidade tem a oferecer.

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty