Logo Agência Estrela Tours

A maré cheia em Paraty

Maré Cheia em Paraty

Maré Cheia em Paraty

As ruas da cidade de Paraty foram construídas pouco acima do nível do mar. Deste modo, quando a maré sobe, as águas penetram pela cidade lavando suas ruas. As casas foram construídas cerca de 30 cm acima do nível das ruas, para evitar que as águas invadam as casas quando subam.

As marés variam de acordo com as fases da lua. Quando a fase da lua é cheia ou nova, as marés são mais acentuadas, invadindo mais ruas do Centro Histórico de Paraty. Por este motivo Paraty é também chamada de a Veneza brasileira. Este é mais um atrativo turístico de Paraty. Vale a pena passear pelo Centro Histórico nos dias de maré alta, contornando as áreas mais inundadas, onde a maré propicia lindas imagens e ótimas fotografias. O reflexo das casas coloniais nas águas, as pedras das ruas formando pequenas ilhas, as portas das casas pouco acima do nível das águas, muitos são os motivos para lindas fotos.

Para entender um pouco mais sobre este fenômeno, é preciso entender o motivo das marés. As águas dos mares são atraídas pela massa da lua e do sol. Apesar da lua ser muito menor do que o sol, ela fica muito mais próxima da Terra, de forma que a sua influência na atração das águas é maior do que a do sol. Nos dias de lua cheia, o sol e a lua estão em oposição, atraindo as águas dos dois lados do globo terrestre. Assim, o formato dos mares fica mais elíptico, com a maré cheia apontando para os dois astros. Por este motivo a maré cheia acontece duas vezes ao dia. O mesmo acontece nos dias de lua nova. Já nos dias de quarto crescente e quarto minguante, quando a lua e o sol formam um ângulo de 90 graus com a Terra, as forças de atração se anulam fazendo com que as águas não subam tanto.

Nos meses de maio a agosto ocorrem as marés mais altas. Se o assunto é tirar boas fotos, vale a pena aproveitar os dias de lua cheia e tirar também fotos da lua nascendo do leste, deixando um rastro de luz no mar. O uso de um tripé ajuda bastante nesta hora de menor luminosidade.

Paraty é sempre linda, mas nestas datas fica mais bonita ainda. Aproveite!

 

 

Receba nossas notícias

Preencha o formulário abaixo e fique por dentro de nossas promoções

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

Guia de Bolso de Paraty – E-book 

Baixe este Guia e tenha sempre à mão para te ajudar a curtir as melhores opções turísticas de Paraty

Estudo do Meio em Paraty – E-book gratuito

Baixe este E-Book gratuitamente com informações completas sobre cultura e natureza em Paraty